Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Reflexão








Reflexão sobre a mini aula ministrada por mim e minha colega Jéssica Dias
Motivo da aula.
Pensar a fotografia como um registro da memória e a sua origem nos faz refletir e ter um novo olhar sobre nossa pratica fotografia. A fotografia surge com a necessidade que o homem teve de registrar e eternizar seus instantes. Ao longo de toda a evolução fotografia a questão da memória estava interligada intimamente com o fazer fotográfico. Com o surgimento das novas tecnologias digitais o instante fotográfico se faz efêmero e banalizado, nos levando a fotografar a todo instante sem pensarmos em nossa pratica fotográfica.

No dia de ministrar a aula o nervosismo se faz presente, o coração bate forte no peito mesmo sabendo que a aula era para nossos colegas de curso. Acredito que o olhar dos colegas nos deixa ainda mais ansiosos e nervosos, mas precisamos ligar com nossos medos.
Entramos na aula e soltamos nossos materiais pedagógicos que iríamos trabalhar com nossos alunos. Iniciamos as apresentações e o que iríamos ver naquela aula. Então se inicia a aula com um questionamento: O que é fotografia? Muitas respostas foram dadas, como: é um celular, é uma câmera, é um papel, e assim muitas outras coisas foram surgindo ate explicarmos a etimologia da palavra e a partir disso adentrando no surgimento da fotografia.
Quando eu expliquei que fotografia era luz, e que só fotografamos e enxergamos as coisa porque esse objeto esta emitindo luz, uma grande discussão iniciou na aula e assim fomos tirando algumas duvidas, outras foram surgindo fazendo com que a aula tomasse outra proporção. Neste momento percebi o que era ser um professor, é este movimento que ocorre um estreitamento entre professor e aluno que faz com que o conteúdo se torne significativo para quem esta aprendendo e muito mais para quem esta ensinando e desta forma ambos aprendemos e ensinamos mutuamente.
Após explicar a questão da luz na fotografia, veio à explicação da parte física da coisa. Uma maneira pratica e didática para ser visualizado esse fenômeno que acorre dentro da câmera escura como também em nosso olho, foi utilizado uma câmera escura em que se pode visualizar a imagem sendo projetada em seu interior, mas o ápice da aula ainda estava por acontecer.  Após todos os conteúdos que estavam propostos a serem abordados, nada melhor do que vivenciar o que foi visto na pratica. Acredito que todos estavam ansiosos para saber o que era aquela enorme caixa ou o que tinha dentro dela. Formando filas e pegamos a nossa câmera escura tamanho família onde possibilitou que o aluno pudesse ver a formação da imagem dentro da câmera, a comoção tomou conta da sala e todos queriam ver a imagem dentro da câmera escura. Depois dessa observação os alunos puderam confeccionar suas próprias câmeras escuras, em uma escala menor.
Acredito que na produção da câmera algumas coisas poderiam ser melhoradas como o material utilizado que foi papelão por outro mais maleável já que alguns alunos tiveram dificuldade de cortar o modelo da câmera, as imagens coladas no quadro poderiam ser de maior qualidade para melhor visualização dos alunos.
O mais interessante da aula dada ainda estava por vir, nos dias seguintes os colegas trouxeram outros materiais para se fazer a câmera, outros falaram que os familiares adoraram a câmera, e outras pegaram a ideia para fazer com seus alunos em seus projetos.
Acredito que é esse movimento que precisamos em sala de aula, que o aluno de fato goste de aprender e que nos como futuros professores gostaremos ainda mais de ensinar.

Nenhum comentário: