Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Primeira mini aula Sandra Lee e Heloisa












Com base na ficha em que foi distribuída para a turma com o intuito de já irmos nos familiarizando com os requisitos nos quais quando estivermos dentro de sala de aula seremos avaliados é que assinalamos alguns itens avaliados da mini aula apresentada pelos colegas.

A primeira mini aula  apresentada na data (07/12/2012) foi a das colegas Sandra Lee e Heloisa. Nesta aula foi trabalho o tema do Surrealismo e o sonho.
Dentre a aula apresentada alguns quesitos foram assinalados nos quais colocarei alguns eles aqui.

1.       Soube organizar adequadamente o espaço da aula, de acordo com o conteúdo a que se propõe desenvolver?

Quando entramos em sala de aula já estava tudo montado, tinha uma toalha de mesa no chão com alguns materiais que seriam utilizados na pratica a ser proposta para os alunos. Achei bastante interessante a forma em que foi proposta a atividade, mas em  certo momento fiquei me questionando se em uma sala de aula iria funcionar a mesma didática proposta. Acredito que como se tratava de colher texturas através do processo de frotagem uma saída para o pátio seria mais funcional do que a toalha no chão da sala de aula que é um pouco limitado.


5. Desenvolveu as atividades planejadas de forma sequencial e coerente, concluindo a aula com adequação?
    As atividades correram no mais absoluto controle, as atividades foram feitas conforme solicitadas e com bastante de atenção por parte das professoras. A conclusão da atividade foi concluída conforme o conteúdo  e o tema trabalhado questionando coisas referente aos sonhos e ao surrealismo.


Acredito que a primeira mini aula como o plano que foi executados esta muito bom para ser executado no estagio II. O assunto que meche com o lado da criatividade da criança como o surrealismo é muito bacana de ser trabalhado em sala de aula, já que parte para a imaginação e dos sonhos da criança que são aflorados.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Visita a Escola Cidade do Rio Grande-CAIC terça dia 02/10/2012










Hoje 02/10/2012 foi o dia em que tivemos o primeiro contato com uma das escolas parceiras no estagio de Artes Visuais. A escola CAIC é uma escola que esta localizada dentro do espaço universitário da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.
Neste dia conhecemos um pouco do ambiente em que iríamos fazer o nosso estagio II, no qual estaremos nos inserindo neste ambiente educativo. O encontro foi mediado pelas funcionarias, Janaina e Fátima.
Neste dia conhecemos um pouco do histórico da escola, como funcionam as coisas e os projetos que fazem parte da escola.
A escola recebe crianças de risco social, inserindo elas em projetos como o Mais Educação e outros que são de demanda da universidade no qual da total assistência para a escola.
Desta forma conhecer a rotina da escola e fundamental para a nossa desenvoltura neste ambiente que ate então para nos é desconhecido e desbravador.

A árvore de João bolão (jambolão)





A árvore de João bolão (jambolão)

O pé de João bolão (jambolão)
Com suas folhas verdinhas
De furtas roxinhas
A o pé de João bolão (jambolão)
Alto e imponente molhado pelo orvalho
Brilhava suas folhas verdinhas
E suas frutas roxinhas a docinhas a ficar
O pé de João bolão (jambolão)
Que me encantava
E me chamava para brincar
Mas não podia ia a escola estudar
Estudar, estudar, estudar
E no pé de João bolão (Jambolão) a pensar
A o pé de João bolão (Jambolão)
Que quando voltava da escola
Mechava a brincar
Brincava escalava
E as frutas roxinhas a saborear
Ah! Saudade do meu pé de João bolão (jambolão)
Que ainda imponente continua a me esperar
Com suas folhas verdinhas
E frutas roxinhas a adoçar
O pé de João bolão (jambolão)

Alexandre Costa

Caixinha da Pré-Escola








Caixinha da Pré-Escola

Umas das coisas mais esperadas de uma criança é o ingresso no jardim de infância. A mudança de rotina e o contato com outras crianças da mesma idade faz com que a descoberta de um novo “mundo” sejam as coisas mais incríveis e esperadas por uma criança, é começar a perceber a vida com um processo de escadinhas onde cada degralzinho deste inicio de caminhada é uma grande vitoria.
Os primeiros traços e rabiscos são como entrar em um conto de fadas e querer desbravar mundos encantados. As cores são como o arco-íris em final de chuva de verão, e o cheiro dos materiais escolares como o de terra molhada. A primeira professora  sempre será inesquecível é ela que vai te ensinar a traçar uma longa caminhada, que vai segurar sua mão no momento de aprender o “ABC” e ficara orgulhosa em fazer parte da sua formação como individuo.  
Aos poucos vamos criando autonomia, a mão já esta mais firme e o traço já tem uma personalidade própria, e as musiquinhas já estão na ponta da língua, a convivência com os colegas já são tão essenciais e importante para nos.
A caixinha na estante esta decorada e cheinha de coisas para se usar, a toalhinha com o nome, a escova de dente o sabonete e alguns brinquedinhos. Passamos longas horas pintando, tracejando, ensaiando algumas letras como o “A” da Aninha e o “C” do cavalo. Percebo que em um determinado momento que a professora começa a ficar triste, mas ao mesmo tempo um sorriso em seu rosto, ela nos abraça e fala que agora estamos prontos para uma nova etapa, a caixinha me é devolvida, os desenhos e os ensaios do “ABC” estão dentro dela com estrelinhas e mensagens da professora.
Já é hora de partir o sinal da escola soa formamos a ultima fila, cantamos a ultima musiquinha e o ultimo a braço na professorinha que orgulhosa diz “ Nos encontramos nos corredores” com um largo sorriso no rosto e com muitas lembranças no coração.
Parto com minha caixinha decorada cheia de lembranças e desejos. A caixinha hoje já não existe mais, o tempo e os longos dias mexendo e vasculhando a caixinha fizeram com que ela não resistisse ao tempo, mas ela ainda continua dentro de mim sendo recheada de desejos e lembranças assim como naquele ultimo dia de musiquinha.