Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Caixinha da Pré-Escola








Caixinha da Pré-Escola

Umas das coisas mais esperadas de uma criança é o ingresso no jardim de infância. A mudança de rotina e o contato com outras crianças da mesma idade faz com que a descoberta de um novo “mundo” sejam as coisas mais incríveis e esperadas por uma criança, é começar a perceber a vida com um processo de escadinhas onde cada degralzinho deste inicio de caminhada é uma grande vitoria.
Os primeiros traços e rabiscos são como entrar em um conto de fadas e querer desbravar mundos encantados. As cores são como o arco-íris em final de chuva de verão, e o cheiro dos materiais escolares como o de terra molhada. A primeira professora  sempre será inesquecível é ela que vai te ensinar a traçar uma longa caminhada, que vai segurar sua mão no momento de aprender o “ABC” e ficara orgulhosa em fazer parte da sua formação como individuo.  
Aos poucos vamos criando autonomia, a mão já esta mais firme e o traço já tem uma personalidade própria, e as musiquinhas já estão na ponta da língua, a convivência com os colegas já são tão essenciais e importante para nos.
A caixinha na estante esta decorada e cheinha de coisas para se usar, a toalhinha com o nome, a escova de dente o sabonete e alguns brinquedinhos. Passamos longas horas pintando, tracejando, ensaiando algumas letras como o “A” da Aninha e o “C” do cavalo. Percebo que em um determinado momento que a professora começa a ficar triste, mas ao mesmo tempo um sorriso em seu rosto, ela nos abraça e fala que agora estamos prontos para uma nova etapa, a caixinha me é devolvida, os desenhos e os ensaios do “ABC” estão dentro dela com estrelinhas e mensagens da professora.
Já é hora de partir o sinal da escola soa formamos a ultima fila, cantamos a ultima musiquinha e o ultimo a braço na professorinha que orgulhosa diz “ Nos encontramos nos corredores” com um largo sorriso no rosto e com muitas lembranças no coração.
Parto com minha caixinha decorada cheia de lembranças e desejos. A caixinha hoje já não existe mais, o tempo e os longos dias mexendo e vasculhando a caixinha fizeram com que ela não resistisse ao tempo, mas ela ainda continua dentro de mim sendo recheada de desejos e lembranças assim como naquele ultimo dia de musiquinha.

Nenhum comentário: